30 anos do ET de Varginha: imprensa do mundo todo acompanhou suposta aparição de extraterrestre em 1996
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Caso do ET de Varginha teve repercussão mundial 30 anos atrás
A suposta aparição de um ser extraterrestre na cidade sul-mineira de Varginha correu o mundo, em 1996. Jornalistas do Brasil e de vários países acompanharam de perto a possibilidade da existência de um ET e a cobertura jornalística daquela época ajudou a disseminar a história.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Mas antes de impressionar todo planeta, ela começou a chamar a atenção discretamente da imprensa da própria cidade.
A jornalista Estela Torres lembra que uma das coberturas mais importantes da sua vida aconteceu justamente no início da sua carreira. Ela conta que estava buscando informações de uma forte chuva que atingiu a cidade em janeiro de 1996, na mesma época em que três meninas disseram ter visto uma criatura estranha em um terreno de Varginha, e notou que o comportamento dos bombeiros estava estranho.
“Eu, como apuradora, produtora, comecei a ligar e eu senti que estava um pouco diferente o atendimento. As pessoas dos bombeiros pareciam que não estavam falando tudo o que estava acontecendo. Falei: ‘Bom, será que é uma impressão minha? Será que eu estou com uma dificuldade. Recém-formada, talvez não sabia direito abordar, mas outro colega tentou fazer e também não conseguiu.”
Retrato falado do que seria o suposto ET visto pelas meninas em 1996 em Varginha
Reprodução TV Globo
Na época, a EPTV, afiliada da Rede Globo, onde ela trabalhava, começou a receber telefonemas de pessoas dizendo que os bombeiros haviam capturado um animal muito estranho.
“Mas a gente não conseguia confirmar nada com nenhum órgão oficial e assim, por vários dias", diz Estela.
LEIA TAMBÉM:
Ufólogo que ajudou a projetar caso diz que história não existiu: 'Não acredito em mais nada'
De 'casal de anões' a 'mudinho': como autoridades contestaram suposta aparição
ET de Varginha na Unicamp? Perito relembra ligação misteriosa, mas afirma: 'Não chegou até hoje'
Testemunhas relatam bullying e depressão após caso: 'Falaram que poderia estar grávida do ET'
Vídeos inéditos revelam a origem do caso em Varginha
Após 30 anos, médico afirma que colega filmou cirurgia em ‘ser estranho’ dentro de hospital
Cilíndrica, com fumaça e cheiro de amônia: como testemunhas descrevem suposta nave
Em outro ponto da cidade, o publicitário Alexandre Prado foi surpreendido com vários telefonemas internacionais em uma manhã de trabalho em uma agência que tinha acabado de se instalar para prestar serviço à prefeitura.
“O telefone toca, toca, toca, toca às 8 horas da manhã. Quando a gente entra, atende o telefone é uma língua estrangeira. Naquele tempo era muito comum ter linha cruzada, sempre dava alguma coisa assim, a gente desligava o telefone. Tocava o telefone, linha cruzada de novo, outro idioma. Desligava. E ficou muito recorrente. A gente começou a atender o telefone assim, colocava, tirava, colocava, tirava”, conta.
Ele então pediu a ajuda em uma escola de idiomas próxima à agência.
“A pessoa falou: ‘Olha, tem um um sujeito aqui, acho que é da Inglaterra, não me lembro exatamente de onde, mas que tá perguntando se a história do ET é uma jogada de marketing da agência para projetar a cidade ou se é real, porque eles estão querendo mandar uma equipe para cá”, lembra.
Prado diz que até hoje, 30 anos depois, se pergunta como a história se espalhou pelo mundo todo tão rapidamente.
“Como é que essas pessoas conseguiram o telefone da agência que não estava nas páginas amarelas. Não tinha o Google para você entrar lá e pesquisar, não tinha internet”, comenta.
Caso ganhou o mundo
Documentário 'O Mistério de Varginha' reproduz jornal da época que tratava do suposto envio do extraterrestre para a Unicamp, em 1996
Reprodução/TV Globo
No final da década de 1990, os meios de comunicação se limitavam aos jornais, rádios e TVs - ainda não existia uma internet ampla, nem redes sociais - e todos foram tomados pelo assunto.
O suposto avistamento da criatura extraterrestre ganhou repercussão e foi capas de revistas e jornais do Brasil e do mundo.
Varginha recebeu diversas equipes de reportagem. A história foi destaque em programas como o Fantástico, da Rede Globo, por semanas.
Documentários foram produzidos nos anos seguintes por empresas dos Estados Unidos e da Itália. Varginha também recebeu uma equipe de reportagem de uma TV polonesa, na época.
Mas diferentemente de outras histórias que perdem repercussão e dão espaço para novos fatos e personagens, o ET de Varginha sempre é lembrado e citado quando o assunto é a vida fora do planeta Terra ou os fatos marcantes de Minas Gerais e do Brasil.
Em 2013, a então presidente da República Dilma Rousseff comentou sobre o ET de Varginha em uma entrevista (veja vídeo no topo para reportagem). Depois disso, o fato ganhou repercussão novamente. Como resultado a gestão municipal de Varginha foi pressionada a terminar as obras do Memorial do ET que estavam paradas por anos. A inauguração do espaço que reúne objetos, informações e fotos da época, aconteceu em novembro de 2022.
Documentário
TV Globo exibe série documental ‘O Mistério de Varginha’
Jackson Amorim/EPTV
A susposta aparição de um ET em Varginha se tornou um documentário realizado em co-produção entre Estúdios Globo e EPTV.
Ao longo de três episódios, a série documental “O Mistério de Varginha” revisita o caso que ganhou repercussão internacional há 30 anos no Sul de Minas, reunindo depoimentos inéditos, além de documentos, áudios, arquivos históricos e registros oficiais nunca exibidos. A investigação apresenta diferentes versões sobre o que teria acontecido na cidade e confronta relatos que marcaram o episódio.
Entre os entrevistados estão personagens centrais da história, como o ufólogo Ubirajara Rodrigues, o primeiro a investigar o caso. A série aborda a mudança de posição dele ao longo dos anos, já que, depois de defender a existência da suposta criatura, passou a afirmar que ela nunca existiu. O documentário também traz depoimentos de militares, relatos de moradores e a recuperação de materiais jornalísticos da época.
A produção acompanha ainda Kátia, Liliane e Valquíria, conhecidas como as “três meninas do ET”, que relembram o episódio e mostram como estão atualmente. Dirigida por Ricardo Calil e Paulo Gonçalves, a série vai ao ar após O Auto da Compadecida 2 e também ficará disponível no Globoplay, com produção executiva de Fernanda Neves e direção artística de Monica Almeida.
O documentário está sendo exibido na Rede Globo e também pode ser acessado no Globoplay.
Fotos dos bastidores do documentário "O Mistério de Varginha"
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas